quinta-feira, 25 de junho de 2009

"YES, NÓS TEMOS BANANA"

No mês do centésimo aniversário da mais brasileira das portuguesas, Carmem Miranda, a Pequena Notável, continua sendo a cara do Brasil, com seus badulaques e turbantes de frutas tropicais. Seu largo sorriso carmim e seu gingado conquistaram definitivamente o coração dos americanos a partir de 1940, tornando-se uma das artistas mais bem pagas dos EUA. Nossa adorável pin up tropical ostentou com charme e muito carisma, fartos cachos da fruta que é e sempre será, a cara do nosso país. “Yes, nós temos banana. Banana pra dar e vender. Banana, menina, tem vitamina. Banana engorda e faz crescer...”
Depois da “Bendita baderna” (marchinha carnavalesca deste ano), entra em cena a mais popular e a mais notável das frutas brasileiras, a bendita banana para restaurar o desgaste (eu diria desperdício) físico durante a tal festa. Preferências à parte, voltemos à nossa fruta originária do sudeste asiático, hoje utilizada na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas. A banana é uma fruta deliciosa, de polpa macia, de alto valor nutritivo e muito higiênica. Rica em açúcar, fibras, potássio, ferro e vitaminas e de fácil digestão, podendo ser dada às crianças a partir dos seis meses de idade. A bananeira, por sua vez, é uma planta de caule subterrâneo que se desenvolve em sentido horizontal, do qual surgem as folhas que crescem para fora da terra, formando o falso tronco, um espetáculo para os olhos! Apenas uma vez em sua vida, cada caule dá um ramo de flores que, aos poucos se transforma em um cacho de bananas, formado por lindas pencas que, ao todo, podem somar até duzentas frutas. É simplesmente mágico! Segundo uma crendice popular, quando a bananeira vai dar o cacho, ela geme como uma mulher com dores de parto. Outras crenças envolvem nossa fruta e fazem dela um alimento especial e curioso: a bananeira é considerada a árvore dos sábios, por isso seu nome científico, musa sapientum. Dizem também, que era ela, a fruta proibida do Paraíso (nisso eu até ponho fé, se levarmos em consideração sua curiosa anatomia). Entre as milhares de receitas deliciosas que levam banana, escolhi uma bem simples, que combina perfeitamente com nosso clima. Para fazer a “Salada africana de arroz com banana”, para quatro pessoas, você vai precisar de 200gr de arroz, 800ml de caldo de legumes, 1 cebola picadinha, 1 colher de sopa de óleo, 1 tomate sem pele nem sementes cortado em cubinhos, 3 ou 4 bananas nanica maduras e firmes, sal e páprica a gosto. Cozinhe o arroz al dente no caldo de legumes, escorra-o e deixe esfriar. Doure a cebola no óleo, acrescente os pedaços de tomate e refogue por 2 minutos. Corte as bananas em rodelas não muito finas e junte-as ao tomate, cozinhando por mais 2 minutos e incorpore, delicadamente, a mistura ao arroz já frio. Acerte o sal e salpique a páprica que dará mais cor e sabor ao prato. Esta receita de origem sul- africana acrescentará frescor ao nosso tradicional churrasco. Experimente! Bon appétit.

Posso controlar meu apetite; só não posso controlar meu sentimento em relação às frutas, em especial, às bananas. Sou louca por elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário