quinta-feira, 25 de junho de 2009

É PRIMAVERA... "ENFIO FLORES PELAS NOSSA GOELAS"

"Couve-flor na fervura... Dois litros de água estão em chamas. Entre bolhas escaldantes um capítulo floral está se libertando de um cheiro(quase humano)que chegará ao nariz vizinho informando o prato a caminho da fome.Os pequenos feixes de couve-flor na fervura ficarão moles moles como gânglios linfáticos ou miolos. Aos nossos dentes (dele, meus)não darão trabalho. Nesse mundo de carnes paladar acostumado ao sangue enfio flores pelas nossas goelas desejando que a vida possa ser uma outra coisa: um pouco mais do que é ou um pouco menos."
(Lucinda N. Persona)
Lucinda nos serve, amorosamente, o alimento para nossas almas em forma de versos.Ela nos faz perceber o gosto forte do sangue da carne e, em seguida, gozar do doce e suave sabor das flores com sua deliciosa couve-flor na fervura.Esta hortaliça tenra, originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no século XVI; de cor muito clara que mais parece um aglomerado de centenas de minúsculas árvores branquinhas com troncos rechonchudos e firmes que se abrem em galhos de variadas formas, cada um deles, sustentando florzinhas que lembram os miosótis, se unem umas às outras para compor um lindo bouquet de noiva (e por que não?).Tais flores, ingeridas cruas ou ligeiramente cozidas são fontes de cálcio, fósforo, vitamina C e são, principalmente, livres de gorduras e colesterol, perfeitas para compor uma dieta saudável, em qualquer fase da vida.São flores, são frágeis, de manuseio delicado, mas cumprem com altivez seu destino que é o de morrer em nossas bocas famintas trituradas tão facilmente por afiados dentes.Oferecer flores será sempre um meio de dar amor. Aproveite a primavera e solte sua imagem em ação!
Escolha um lindo bouquet de couve-flor, separe os pequenos feixes que a natureza uniu; dê-lhes um belo banho de água fria e cozinhe-os por não mais que cinco minutos em água ligeiramente salgada e um pouco de leite para preservar sua brancura. Coloque-os em um refratário depois de bem escorridos e reserve. Prepare agora um béchamel (molho branco suave que tem como base manteiga, farinha de trigo, leite, sal, pimenta-do-reino branca e noz moscada), derrame o creme sobre os feixes de couve-flor e cubra tudo com queijo emmenthal ralado (este queijo suave, de gosto levemente amendoado não vai camuflar o sabor delicado e o aroma sutil das flores). Leve ao forno para gratinar e sirva ainda quente com fatias de pão de campanha ou pão redondo italiano. Escolha para esta refeição um vinho rosé com toque floral de sua preferência e finalize com uma salada de frutas frescas cortadas em cubinhos (escolha, no máximo, quatro frutas entre morangos, manga, kiwi, abacaxi, banana, melão, mamão) e adoçada com geléia de pétalas de rosas dissolvida em suco natural de laranja... e voilà, seu “capítulo floral” foi “escrito” com sucesso!Lembre-se que as flores têm vida curtinha (pelo menos aos nossos olhos), cuide bem delas e elas sempre (re)nascerão para a alegria de sua alma e seu corpo, inevitavelmente, responderá a esta alegria com mais disposição e saúde. Bon appétit!

“Mais vale a comida simples que comemos em casa, do que o melhor manjar em casa estranha. Mais vale a gota de água bebida em simples caneco no lar do que o melhor néctar em casa alheia.”(Kalavalo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário