quinta-feira, 25 de junho de 2009

ESSA PERA É... BATATA!

Tente imaginar uma batata pendurada em uma pereira ou uma pêra enterrada como se fosse uma raiz... Não seria surpreendente? Um tubérculo com jeitão de batata-doce, mas com a textura e o sabor de uma pêra. Estou falando da batata yacon ou poire de terre (pêra da terra), como é chamada pelos europeus. Descascar uma batata e comê-la crua, como uma fruta provoca, inicialmente, uma ligeira rejeição, mas logo após a primeira mordida, a crocância, o frescor e o sabor adocicado, inerentes a uma pêra madura, inundam o palato com um gosto familiar e estranho ao mesmo tempo... Uma delícia!
Os povos da Cordilheira dos Andes e dos vales do oceano Pacífico, mestres na arte de cultivar tubérculos, produzem com a batata yacon, bebidas, pratos salgados e doces, usam o fruto seco ou fresco. Para eles, “ tudo é bom com yacon”.
Pesquisadores peruanos e de outras partes do mundo, analisaram sua composição e descobriram um verdadeiro tesouro comestível. Este tubérculo rico em um tipo de açúcar(FOS), não absorvido pelo organismo humano, pode ser consumido por diabéticos e também por pessoas que querem reduzir o consumo de açúcares no organismo, sem abrir mão do prazer de uma refeição, seja ela, salgada ou doce. O FOS, se contenta em atravessar o organismo e ainda contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, estimulando e desenvolvendo enzimas benéficas para a flora intestinal, permitindo assim, uma melhor absorção de cálcio e vitaminas do grupo B. A batata yacon em pó, adoça bebidas e sobremesas de maneira natural e saudável. Cortada em lâminas finas, pode ser consumida como aperitivo, satisfazendo aquela fomezinha fora de hora. Enfim, o “xarope” obtido, apelidado mel de yacon, é consumido tanto por suas virtudes como alimento, como por puro prazer. Os japoneses se tornaram grandes consumidores também de suas folhas, na forma de infusão, para diminuir a taxa de açúcar no organismo, favorecendo a perda de peso e reduzindo o estresse, graças às suas propriedades antioxidantes. Vale mesmo a pena experimentar!
A receita desta semana pode ser servida como sobremesa ou no lanche da tarde. Capriche na escolha das frutas e surpreenda seus amigos com a salada de frutas verdes & batata yacon. Para 10 pessoas, você vai precisar de 1 melão, 250gr. de uvas verdes sem sementes, 4 kiwis, 1 abacate, 1 pêra, 1 batata yacon média crua, 1 colher de café de raspas de limão, folhinhas de hortelã para decorar. Para a calda, 150ml de água, 100 gramas de açúcar, 1 colher de sopa de mel, 1 ½ colher de sopa de suco de limão. Ferva a água com o açúcar, acrescente o mel e o suco de limão e deixe esfriar. Corte todas as frutas em cubinhos e as uvas ao meio. Distribua em taças e regue com a calda já fria. Coloque na geladeira e antes de servir, decore com as raspas de limão e as folhinhas de hortelã.Tenha sempre um... Bon appétit!

“Quem enriquece o corpo é o espírito. Tanto se adoece por comer em excesso, como se definha à míngua. Boa digestão depende do apetite e a saúde de ambos. A boa mente e boa vontade fortalecem o corpo.”(Shakespeare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário