quinta-feira, 25 de junho de 2009

EU ME AMO E É RECÍPROCO

De uma das janelas, vejo a lua. A lua de hoje não é a mesma de ontem... Eu tampouco.
“Tenho fases, como a lua. Fases e andar escondida, fases de vir pra rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha (...)( Lua adversa/ Cecília Meireles)
Morar sozinho está em alta, na moda mesmo, eu diria. Os seriados na TV falam deles, os lofts são para eles e as indústrias alimentícias investem pesado nas porções leves, só para eles, os solteiros. Morar sozinho pode ser sinônimo de geladeira magra ou pior ainda, comida que estraga e o caminho para o fogão, na hora da fome solitária, nem sempre é tão fácil e prazeroso quanto se imagina. A comida tem um papel importantíssimo em nossas vidas! Imagine-se sozinho e sem apetite... Seria simplesmente devastador! (me refiro, em particular, à falta de apetite!) Você pode não ser sozinho, mas se estar só, é fato no momento, aproveite-se! Fuja do miojo com hamburguer! Compre um lindo livro de receitas! Vá para a cozinha, refogue, apure, flambe... Deixe o resto do mundo lá fora! Divirta-se cozinhando para você! Pesquisei aqui e ali, em busca de pratos que pudessem preencher pelo menos, o vazio do seu estômago e me deparei com receitas inusitadas da culinarista Érica W. Ribeiro, todas deliciosas e de preparo relativamente fácil (mas sempre com uma pitadinha de tristeza) como o “Sanduíche preciso de ajuda”, o “Rosbife chorando de saudade”, a “Omelette para dormir comigo mesmo” e por aí vai... Fiquei imaginando uma refeição que tivesse como entrada, “Aspargos de um solitário com fome”, seguida do “Filé querendo você” acompanhado do “Risoto com saudade”, a sobremesa só poderia ser morangos cortando os pulsos se quisermos seguir a linha da nossa querida culinarista. Decidi então, criar um prato único, completo, simples, alegre, versátil e gostoso como cada um de nós deveria se sentir, pois é assim que realmente somos, sozinhos ou acompanhados. A “Salada eu me amo e é recíproco” deverá ser composta sempre (que possível!) de duas hortaliças (alface baby, repolho roxo), dois legumes (feijão branco, vagem), duas frutas (tomate cereja, melão), uma porção de carboidrato (pode ser seu miojo de sempre, quebrado cru, frito no azeite de oliva e usado depois de frio), uma proteína animal (queijo de búfala, por exemplo), folhas de manjericão fresco e molho suave à base de vinagre balsâmico de maracujá, mostarda de Dijon, azeite de oliva, alho picadinho (você não vai beijar ninguém mesmo essa noite), sal e pimenta moída na hora. Agora faça sua lista, corra para o melhor mercado de sua cidade, escolha cuidadosamente cada um dos ingredientes que vão compor seu prato, adote um ar de chef de cuisine na fila do caixa rápido e, sobretudo, aprenda a se divertir sozinho (modo de dizer, pois estarei sempre aqui, em pensamento, cuidando do seu apetite e do seu bem-estar). Inspire-se nos gatos que são, naturalmente, apaixonados por si mesmos.Bon appétit.

“ O prazer de estar só, cozinhando...”(Marcel Proust)

Nenhum comentário:

Postar um comentário