quinta-feira, 25 de junho de 2009

BATATA ENGORDA?!

Minha resposta pra essa “perguntinha pertinente” é sempre a mesma.A batata é cultivada, nasce, se esparrama pelo chão, é colhida, lavada, vendida, comprada, enfim, consumida (quase sempre de maneira inadequada)... aí você engorda!
Esse delicioso tubérculo, originário do Peru, quase sempre considerado o vilão das dietas de emagrecimento, só fará você engordar se for mal combinado com outros alimentos ou consumido em exagero. Falemos dele com carinho, sem drama e você se sentirá muito mais à vontade na hora de preparar um prato e se deliciar com ele.
A batata é um bom alimento, ela é rica em vitaminas e sais minerais, quando está crua. Infelizmente, ela contém amidos resistentes que os humanos não são capazes de digerir, por isso nós a cozinhamos antes de comer. Porém, ao mesmo tempo que o cozimento permite uma melhor digestão, ele aumenta consideravelmente o índice glicêmico (açúcar) do nosso saboroso vilãozinho. O melhor então, é consumi-la não cozida demais, como prato único e nunca como acompanhamento de carnes, por exemplo. O popular filé com fritas, pode até ser tentadoramente gostoso, mas é uma bomba para seu corpo e sua saúde. Eu sei, eu sei, é duro resistir a um purê cremoso; então, coma só o purê, acompanhado de uma boa salada de legumes, rica em fibras, pois elas contribuem para a redução do índice glicêmico dos alimentos, diminuindo o ganho de peso.
O vilão nessa história é, na verdade, nosso quinto pecado! E por falar nisso, a receita desta semana vai te obrigar a rezar depois de comê-la. Já que não dá pra viver sem pecar, que seja um pecadinho venial!
Para a Salada de batatas com molho de mostarda, você vai usar 600gr de batatas cozidas e firmes, 4 colheres de sopa de mostarda de Dijon, 5 colheres de sopa de creme de leite, 2 colheres de sopa de grãos de mostarda, suco de um limão, molho de soja, pimenta moída na hora, 2 colheres de sopa de salsinha picada. Corte as batatas em rodelas não muito finas e coloque em uma saladeira. Misture a mostarda, o creme de leite e os grãos de mostarda. Junte o suco de limão, o molho de soja, a pimenta. Regue as batatas e misture delicadamente. Finalize com a salsinha e... uma precezinha!
Outra coisa: para um bom resultado, use sempre batatas do mesmo tamanho, cozinhe-as comme il faut. Descasque e enxague bem as batatas. Coloque-as em uma panela com água fria, leve ao fogo alto e depois de levantar fervura, diminua a chama. Depois de 8 a 10 minutos, verifique o cozimento, espetando um palitinho nelas. Bon appétit!

“Vou despejando na pia a água fervente das batatas cozidas que ele tanto gosta. Meu Deus, isso é amor. Porém não vão para ele os meus sentidos. Ficam aqui na pia escaldante.(...) Da água escorrendo sobe um vapor que até parece o do começo do mundo. Vapor quente pegajoso (...)vagueando para muito além dessas minhas ficções de copa e cozinha." (Água fervente - Lucinda N. Persona)




3 comentários:

  1. E fiquei nas tranquila por que eu gosto muito de batata ela nao pode sair do meu prato.abraço

    ResponderExcluir
  2. vai pro inferno otaria o que engorda e vc cheia de celulite troxa

    ResponderExcluir